Guia Prático

Projeto Leitor

Envie para um amigo Imprimir

O Casamento da Tia Letrinha


Professora de Franca (SP) escreve livro e o utiliza em projeto de alfabetização


Por Mariana de Viveiros

Objetivos:

Conhecer o alfabeto de forma lúdica
Apropriar-se da leitura e da escrita

Faixa etária: alunos de 5 anos, mas pode ser adaptado para as séries iniciais (1º e 2º ano) do Ensino Fundamental 1
Duração: 11 meses


Ilustrações: Shutterstock

Tia Letrinha - que tem 26 letras sobrinhas - resolveu se casar, mas quem será o noivo? Esse é o tema do livro escrito por Renata Gabriel Amatto, professora da EMEI Ruth Luz Paiva Cilurzo, em Franca (SP). Depois de seis anos trabalhando com o alfabeto e utilizando histórias de diversos autores para alfabetizar suas turmas, ela resolveu escrever seu próprio livro. Para se aproximar ainda mais de seu público alvo, trabalhou em parceria com seu filho Pedro de Pádua Amatto Goulart, de 8 anos: ela criou o enredo e ele, as ilustrações. "Tive essa ideia porque as crianças percebem detalhes que nós, adultos, não percebemos", explica a autora. O Casamento da Tia Letrinha ficou pronto em setembro do ano passado, enquanto ela desenvolvia o projeto homônimo com seus alunos. O livro foi editado pela editora Unifran e a impressão dos 300 exemplares, patrocinada pela prefeitura da cidade. Algumas das atividades desenvolvidas ao longo de 11 meses você confere a seguir.

"Escrevi o livro pensando nos meus alunos e eles sabem disso. E o resultado do projeto não poderia ser melhor: no começo do ano eu tinha que ler a história para eles, no final liam sozinhos, porque estavam todos alfabetizados." Renata Amato

Antes da leitura

 Apresente às crianças o título do livro - O Casamento da Tia Letrinha - e pergunte se elas conhecem a história e a personagem.

 Mostre algumas páginas para as crianças e pergunte a elas se conhecem as personagens (letras do alfabeto).

 Convide-as a observar a capa e provoque-as com perguntas, como "qual a relação da ilustração com o título?", "será que ela é a Tia Letrinha?", "o que vai acontecer com ela na história?".

 Conte à turma que o ilustrador é uma criança e mostre o nome dele na capa do livro.

Durante e depois da leitura

 Leia o livro O Casamento da Tia Letrinha para as crianças. O objetivo é que ao fim do projeto elas consigam lê-lo sozinhas. Enquanto elas não souberem ler, peça que acompanhem a leitura apontando com o dedo o trecho lido.

 Nos versos em que ocorrem repetições de palavras, peça aos alunos que as encontrem e verifiquem quantas vezes cada uma se repete.

 Peça também para identificarem as rimas.

 Faça um cartaz com os seguintes elementos escritos em letras maiúsculas: título do livro, início da história e personagens.

 Mostre a história para os alunos numa apresentação em data show. Pare a apresentação na metade e peça para eles criarem um final diferente. Escreva em uma cartolina o que as crianças forem falando, sem corrigi-las.

 Faça um ditado com quatro palavras relacionadas a casamento (uma com quatro sílabas, outra com três, outras com duas e outra com uma). Por exemplo: casamento, vestido, doce e véu.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.