Guia Prático

Arte

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Mão na massa!


Ou melhor, mão na argila. Desenvolva a coordenação motora fina das crianças com atividades de modelagem


Por Yara Lazar*

 

Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina
Estimular a criatividade e a concentração
Permitir a exploração tátil
Chamar a atenção das crianças para formas e texturas

 

 

 

* Yara Lazar é formada em Publicidade e Propaganda, especializada em arte-educação e sóciaproprietária do Studio Lazar de Artes. Mais informações no site www.studiolazar.com.br.

 

 

O mundo de dar forma à argila propicia uma experiência riquíssima para as crianças. Por ser um material maleável, a argila permite a exploração tátil para a estruturação de formas, sendo um excelente meio de estimular a criatividade.

A modelagem favorece o jogo simbólico, pois as crianças dão significados às formas que elaboram e as modificam à medida que trabalham com a argila. Dessa maneira, permite-se que os pequenos tenham um maior contato com os sentidos, principalmente o tato e a visão, liberem seus movimentos e desenvolvam a percepção e a psicomotricidade, fatores importantes na sua formação. Ao trabalhar com a argila, vale bater, enrolar, furar, torcer, beliscar, amassar, puxar ou alisar com os dedos molhados. Após a modelagem, cabe ainda o trabalho com diferentes tipos de tintas, como guache, tinta acrílica ou tinta PVA para artesanato, por exemplo, e a exploração das cores e suas misturas.

 

Dica esperta!
A argila deve ser guardada em sacos plásticos sem furos. Para recuperar argilas ainda maleáveis, mas um pouco secas, basta hidratá-las com um pouco de água, tomando cuidado para não encharcálas, pois a argila se tornará pegajosa e difícil de manusear.

 

 

Fique de olho!
É necessário um acompanhamento para que a argila não seja levada à boca! A argila vendida em loja de jardinagem não é preparada para a modelagem infantil. Deve-se usar a vendida em papelarias ou em loja de argila para cerâmica. Para saber se ela tem plasticidade, a dica é fazer uma bolinha e colocá-la em um vidro com água. Se ela demorar a desmanchar é de qualidade.

 

 

Antes de modelar
Para que os alunos se habituem ao material, distribua tigelas entre as crianças e comece contando uma história: fale de onde veio a argila, associando-a à terra molhada e criando um cenário com rio, peixes, jacaré etc. Dê um pedaço da argila a cada um e coloque um pouco de água nas tigelas. Mostre como a argila molhada vai ficando mais lisa e escorregadia enquanto a água vai se tingindo e virando lama. Com um pedaço de argila, faça movimentos giratórios com as mãos ou sobre o chão coberto por jornal. Sugira que dessa bolinha os alunos comecem a fazer formas, como animais ou bonecos. Deixe secar por algumas horas e depois pinte com guache.

 

Saiba mais!
A argila pode ser pintada também com tinta especifica para ela, para isso devemos deixá-la secar de um dia para o outro depois levar a um forno com temperatura alta (forno próprio para cerâmica) e só então pintar com tinta para cerâmica e levar novamente ao mesmo forno.

 

Prato decorativo

Materiais:
Argila
Tinta acrílica brilhante de várias cores
Pincel
Jornal
Vasilha com água

1.Faça uma bola com a argila.2. Se necessário, molhe os dedos na vasilha com água e alise a massa. 3. Modele um prato com as mãos. 4. Coloque no sol para secar e depois pinte com tinta acrílica brilhante.

 

 

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