Guia Prático

Data Comemorativa

Envie para um amigo Imprimir
21/2 - Preparando o Carnaval

De olho no Carnaval


Como aproveitar esse momento e trabalhar a criatividade da criançada


 

Objetivos:
Compreender sobre a estação do ano, o verão Incentivar os cuidados com o sol e com o corpo;
Estimular uma alimentação mais saudável no calor.
Faixa etária: a partir de 3 anos

 

Fotos: Cris Santos

Em 2012, o carnaval no Brasil será comemorado dia 21 de fevereiro e é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo - com quase uma semana de festa, músicas, danças e alegria. O carnaval chegou ao país influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No final do século 19, começaram a aparecer no Brasil os primeiros blocos carnavalescos. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. O carnaval foi crescendo e se tornando cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas.

Como não passar em branco esse período tão importante no cotidiano da escola? Algumas atividades podem ajudar os professores a comemorarem o carnaval e ainda desenvolver habilidades nas crianças.

Dica de leitura!
A Escola do Cachorro Sambista

O simpático cachorro Sambista mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque. É ele quem conduz o leitor na descoberta de como funciona uma escola, desde a definição do tema para o desfile de Carnaval até o dia de mostrá-lo na avenida.

Autora: Felipe Ferreira
Editora: Ática
Preço: R$ 29,50
Onde encontrar: www.travessa.com.br

É com Essa Que Eu Vou!

Nesta história, uma menina surpreende a todos e a si mesma ao decidir fazer as coisas a seu modo. Cansada de usar a fantasia que sua mãe escolhe todo ano para o baile de carnaval, ela vê um anúncio de jornal e tem uma ideia...

Autor: Lúcia Fidalgo
Ilustrações: Ivan Zigg
Editora: Larousse Júnior
Preço: R$ 22,50
Onde encontrar: www.larousse.com.br

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.