Guia Prático

Reportagens

Envie para um amigo Imprimir
Natureza

Animais em extinção


Como debater um assunto tão importante com os pequenos?


 

Objetivos:
Conhecer alguns animais em extinção, suas características físicas, do que se alimentam, suas particularidades e porque estão ameaçados.
Faixa etária: 4 a 6 anos

 

Fotos: Cris Santos

Ações do homem como o desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição vêm devastando o meio ambiente. Assim, a flora e fauna acabam sendo muito prejudicadas. A caça, o tráfico ilegal de animais para colecionadores, e também para que sejam criados como animais de estimação, sem licença, também têm contribuído para que muitas populações desses seres vivos diminuam. Quando dizemos que uma espécie está ameaçada de extinção, quer dizer que ela está deixando de existir, ou seja, está havendo uma diminuição muito grande no número de animais das suas populações. Com isso, sabemos que aquela espécie poderá acabar em breve, caso não seja protegida. Quando o número de animais de uma mesma espécie diminui, um dos problemas que pode ocorrer é o aumento do número de indivíduos das espécies das quais estas se alimentam, e a diminuição de outras.

E como fazer as crianças na base de sua formação entender todos esses conceitos, e mais, conhecerem melhor os animais que existem nesse planeta e a importância de cada um no meio ambiente? As professoras do Colégio Santo Agostinho, em São Paulo, Adriana Lucas e Juliana Marins, desenvolveram com seus alunos uma atividade que permite trabalhar esses temas.

Dica esperta!

Os próprios alunos podem confeccionar os peões que serão usados para se movimentarem no jogo. As professoras, Juliana e Adriana, desenvolveram uma tartaruga marinha.

Você sabia?
Algumas das espécies em extinção no Brasil são: cervo-do-pantanal, onça-pintada, muriqui, pica-pau-de-cara-amarela, arara-azul, mico-leãodourado, tartarugade-couro e mutumdo-nordeste.

Arara-azul

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.