Guia Prático

Arte

Envie para um amigo Imprimir

Decorar para receber


O que fazer para deixar a sala de aula linda no início do ano


Fotos: Itaci Batista


 


Fevereiro é o mês da volta às aulas. E são mistos de sentimentos que entram em uma escola com alunos, professores, pais e profissionais que nela trabalham: alegria, ansiedade, tédio, medo, felicidade, amizade, amor, prazer. E como dar um equilíbrio a tudo isso e, acima de tudo, fazer com que os mais negativos possam se transformar em positivos? Cabe a cada uma das partes trabalharem esse momento da sua forma, mas, a partir do instante que as crianças entram na sala de aula, é papel do professor lidar com essas emoções. Mas como?

São diversos cuidados que se deve ter para recepcionar os alunos: a apresentação do professor, recepção dos novos alunos, apresentação da escola e dos colegas, aulas de adaptação etc. Mas será que preparar o ambiente também é importante? Segundo a pedagoga especialista em Educação Infantil, alfabetização e na construção do raciocínio, Gilda Rizzo, é importante manter o espaço de atividades arrumado e limpo, assim como propiciar algumas mudanças na escola ou na inclusão de novidades, seja na pintura das salas, na compra de um novo brinquedo ou de materiais, como lápis de cor, folhas para pintar etc.

E que tal fazer algumas montagens para receber de forma alegre e carinhosa os alunos no novo ano que se inicia? As profissionais do Atêlie Maria Flor ensinaram duas atividades simples, para que o professor possa fazer e enfeitar a sala de aula, mas que têm um significado grande para os pequeninos que recebem: acolhimento.

Você sabia?
A Pritt desenvolveu uma massinha que é uma boa opção para colocar na parede cartazes, avisos, pôster etc. O multi tak, como é chamado, pode ser usado mais de uma vez e não tira a tinta da parede quando é extraído.
O planejamento do início do ano é essencial para o sucesso das aulas durante o restante do período.

 

Dica esperta!
A equipe gestora pode ficar no portão para cumprimentar as crianças e seus pais na volta às aulas. Já os professores podem esperar pelos alunos na porta da sala de aula.

 

Flores do jardim

 

Materiais:
Cartolinas coloridas
Lápis
Cola
Tesoura

1. Utilize os moldes que estão na folha de moldes desta edição e risque suas formas nas cartolinas coloridas.
2. Recorte os desenhos.
3. Pegue o desenho do miolo e cole em cima das pétalas da flor, depois, pegue o cabo dela, e nela cole as folhas. Por último, cole o vasinho (que pode receber um detalhe decorativo diferente pelo professor).
4. Pegue o nome de todos os alunos que estudarão naquela sala – cole em cada miolo da flor um nome.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.