Guia Prático

Projeto Leitor

Envie para um amigo Imprimir

História e movimento


Vire uma fada e faça seus alunos se movimentarem


Objetivos:
Fazer com que a criança reconheça suas possibilidades cinéticas do corpo, por meio de movimentos que o afetem em sua totalidade.
Conhecer os segmentos do próprio corpo.

 

Na Educação Infantil muitas competências têm de ser desenvolvidas, entre elas a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o espaço – e em estado estático e em movimento. Essa é a definição de “esquema corporal”, que supõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por isso, trabalhar o esquema corporal tem de ser um trabalho constante na vida escolar por meio de atividades que trabalham todo o corpo ou parte dele, o controle dos movimentos, o seu equilíbrio e a sua expressão. Pensando nisso, a professora de Dança Educacional em escolas de Educação Infantil na cidade de São Carlos e bailarina, Nani Chefaly, tentou unir a contação de histórias ao trabalho de esquema corporal, explorando não só a parte física das crianças, mas a imaginação. Além do mais, aprender brincando é muito mais gostoso, não é?

Dessa forma, ela criou a própria histórinha e desenvolveu uma atividade "em cima" desse faz de conta.

Você sabia?
O esquema corporal depende do desenvolvimento sensorial, neurológico, motor e intelectual, que evolui progressivamente durante o crescimento.

 

Dica de leitura!
Pinóquio

O livro conta a história de um boneco de madeira famoso por ser travesso, atrapalhado, enrolado e enrolador, e que no fundo sonha em se transfomar e ser simplesmente igual a todas as crianças, de carne e osso. É por meio dos versos da adaptação de Lecticia Dansa e das imagens escavadas por Salmo Dansa, na mesma madeira de que é feito esse boneco, que vamos mergulhar nas estrambóticas aventuras de pinóquio!
Autor: Lecticia Dansa
Editora: Lafonte
Preço: R$ 58,00
Onde encontrar: www.editoralafonte.com.br

 

A fada madrinha e os bonequinhos de pau:

“Era uma vez, no mundo dos pequenos de pau, uma casa com muitos bonequinhos, mas o que se observava é que eles estavam muito tristes. E sabem por quê? Eles não podiam se movimentar e isso os deixavam muito tristes. Mas, um dia, eis que surge uma fada. E a fada madrinha, com sua varinha de condão, resolveu realizar todos os sonhos dos lindos bonequinhos.

E começou fazendo o primeiro feitiço com sua linda varinha de condão, dando movimentos aos pés e dedos dos bonequinhos, e eles começaram a mexer seus pezinhos. Em seguida, ela fez mais uma feitiço, pois percebeu que ainda não estavam felizes, e então, foi a vez das pernas dos bonequinhos, depois, o quadril e o bumbum, a barriga, braços, mãos e dedos, ombros, pescoço e cabeça.

E, finalmente, eles mexeram o corpo todo, e todos, muito felizes, agradeceram a fada madrinha e saíram dançando e cantando, movimentando-se por toda a casa felizes para sempre!”

 

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.