Guia Prático

Contação de História

Envie para um amigo Imprimir

O Casamento da Dona Baratinha


Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização, o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humana


Objetivos:
Proporcionar à criança, por meio da leitura dessa história, o seu envolvimento com o enredo e personagens.

Estabelecer relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.

 

Fotos: Itaci Batista

"O envolvimento com valores é fundamental para a formação integral da pessoa. A amizade, o respeito, o carinho, a solidariedade e a ajuda mútua permeiam o cotidiano das atividades em nosso colégio." Essa é a justificativa das professoras Maira Xavier Salante e Giselle Magalhães Colli, do Colégio São Francisco Xavier, para escolherem a história "Dona Baratinha" como recurso pedagógico em um dos seus projetos.

Por meio desse enredo, elas tentaram ensinar os valores embutidos na história, bem como estudar os animais e criar um "Ambiente Alfabetizador", produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social. Veja então, como "Dona Baratinha" foi trabalhada durante as aulas, em um projeto que durou quase quatro meses:

1. Para criar um clima de suspense, no dia anterior ao início do projeto, apresente aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: "Quem será que vai chegar amanhã?" O cartaz deve estar enfeitado com as personagens que aparecem na história.

2. Como a curiosidade foi aguçada no dia anterior, um fantoche da Dona Baratinha aparecerá na sala com o livro da história ao lado. Anote, então, as hipóteses do que acham que acontecerá. E depois informem aos alunos: "Para o dia de amanhã, daremos a dica do lugar onde esse personagem mora."

3. No dia seguinte, coloque na sala a casa da Dona Baratinha, confeccionada em papelão, toda enfeitada e com a Dona Baratinha dentro. E, então, deixe as crianças explorarem o espaço e anotarem as hipóteses sobre a casa estar ali. Para o dia seguinte, pergunte às crianças se conhecem uma música que fale de alguma Dona Baratinha.

4. Ao chegarem, o aparelho de som estará na sala e com a música da Dona Baratinha tocando. As crianças vão ouvir e depois será feita uma roda, onde a professora colherá novas hipóteses. Escreva a música em uma cartolina e deixe na lousa para que visualizem.

5. Coloque a música para eles ouvirem e cantarem. Faça a releitura novamente e tente achar a palavra BARATINHA. Quando acharem, veja se há algum amigo que tenha o mesmo som BA e faça a relação. Tente achar nos nomes da sala esse som.

Dica de leitura!
"Eu Tenho um Pequeno Problema", Disse o Urso

"Eu tenho um pequeno problema", diz o urso. - "Será que..." Só que ninguém tem tempo, ninguém parece querer ouvi-lo. Todos tentam adivinhar do que o urso precisa, mas sempre lhe dão coisas inúteis. Até que surge uma pequena mosca... Um livro sobre amizade e a importância de ouvir. Texto impresso em letras maiúsculas.
Autor: Heinz Janisch
Editora: Salamandra
Preço: R$ 35,90
Onde encontrar: www.moderna.com.br


Dica de leitura!
"O Passarinho Que Não Queria Ser Cantor

A primavera já está adiantada e os filhotes do casal Bicudo já estão bem grandinhos. Até sabem o que vão ser quando crescer. Menos o Júnior. Ele não quer ser cantor... E as coisas pioram quando ele passa a sumir do ninho sem que ninguém saiba aonde ele vai.
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Preço: R$ 35,90
Onde encontrar: www.moderna.com.br

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.