Guia Prático

Reportagens

Envie para um amigo Imprimir
Alfabetização

Tapete das famílias silábicas


Como ensinar as sílabas e a formação de palavras de forma lúdica


 

Objetivos:
Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.
Trabalhar a ortografia e a leitura.
Faixa etária: a partir de 6 anos.

 

 

Dica de leitura
O Que a Joaninha Ouviu?
Uma fazenda tranquila de repente se transforma em um lugar barulhento e muito engraçado! Na calada da noite, dois ladrões espertinhos querem roubar a vaca premiada do fazendeiro. Eles nem podem imaginar que a menor e mais silenciosa criatura da fazenda tem um plano para impedi-los...
Autora: Julia Donaldson
Editora: Moderna
Preço: R$ 55,50
Onde encontrar: www.moderna.com.br

Segundo a professora de Educação Infantil Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne/SP, quando a criança é estimulada, a aceitação do novo se torna simples e aprender a ler e a escrever pequenas palavras, nessa faixa etária, que é um grande desafio, fica mais fácil. “Conforme a criança vai evoluindo de um estágio a outro, é importante que ela conheça a grafia correta de algumas palavras. Por isso elaborei uma atividade para ajudar nesse processo de alfabetização”, diz ela. Para obter um bom resultado, as atividades propostas por Nivian devem ser trabalhadas de forma contínua. Por meio da sondagem, a professora notou que as “dúvidas” quanto à escrita das palavras foram reduzindo e o aprendizado ficou mais estável.

Sendo assim, a criança aprende a ortografia de forma lúdica e vai consolidando a estabilidade motora do processo, concentrando-se na sílaba por escrever.

 

Dica esperta!
Para facilitar o trabalho, use o pôster desta edição com as famílias silábicas.

 

Veja, então, como colocar esses conceitos em prática:

Materiais utilizados:
TNT colorido (45 cm x 80 cm)
Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
Alfabeto móvel
Família silábica móvel
Cola quente

Como fazer:
1. Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2. Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3. Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente.

Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes.

Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura.

Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.