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Natureza

Direitos dos animais


Veja como trabalhar esses conceitos de forma lúdica com os seus alunos


 

Objetivos:
Respeitar e valorizar os animais;
Conhecer os direitos dos animais;
Desenvolvimento da linguagem oral (compreensão e oralidade);
Desenho e pintura;
Modelagem em massinha;
Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens; que vivem na água; terrestres e os que voam.
Faixa etária: a partir de 2 anos.

 

Itaci Batista

 

De acordo com a arte-educadora e professora Gabriela Fernanda Mariano, da rede municipal de Taubaté, São Paulo, o trabalho com o tema animais é importante para a construção e desenvolvimento de valores e atitudes de respeito e preservação à vida. “A criança deve tomar consciência gradativamente do mundo em que vive. Isso inclui conhecer as espécies que coabitam o planeta, desde o seu animal de estimação ao animal selvagem e entender que o respeito é fundamental”, afirma ela.

Nesse sentido, é importante fazer com que esse tema esteja sempre presente no cotidiano da criança, por meio de desenhos animados, filmes e, se possível, até com animais de estimação em casa ou na escola. E segundo Gabriela, a leitura, a expressão oral, o desenho, a modelagem são ferramentas importantes para a construção desse saber.

Veja, então, uma atividade preparada pela professora para que você possa trabalhar com os pequenos os direitos dos animais.

 

Dica de leitura!
Mini Larousse dos Animais da Savana

Uma aventura pelas savanas da África mostrando como vivem animais como o leão, o rinoceronte, a zebra e o leopardo. Você sabia que o filhote do hipopótamo prende a respiração e mama debaixo da água? Sabe quanto pesa um elefante ou qual é a altura da girafa? Estas e outras curiosidades são apresentadas nessa obra repleta de ilustrações divertidas.
Editora: Larousse
Preço: R$ 30,90
Onde encontrar: www.larousse.com.br

 

Dica de esperta!
Animais!
O texto é uma adaptação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Unesco, em janeiro de 1978. As ilustrações, feitas em materiais biodegradáveis – recortes de revistas, fios de lã, palitos de picolé –, dialogam com o texto e demonstram também, na escolha de seus materiais, que a relação saudável e de mútuo respeito entre o homem e as outras espécies de animais é necessária e possível.

 

Primeira atividade:
Pedir aos alunos
que tragam fotos ou desenhos de seus animais de estimação. Cada aluno deverá contar a história do seu bicho de estimação e a rotina de cuidados desse animal.

Segunda atividade:
Montar um painel
com todas as fotos ou desenhos.

Terceira atividade:
Falar sobre as diferenças entre os animais
domésticos e selvagens, animais terrestres, animais que vivem na água e animais que voam. O professor deverá levar fotos e imagens e trabalhar o som de cada animal.

Para essa mesma fase, confeccionar máscaras dos animais que as crianças mais se identificaram.

 

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