Guia Prático

Matéria de Capa

Envie para um amigo Imprimir

Cultura brasileira


Agosto vem aí! E o que trabalhar no mês em que se comemora o Dia do Folclore?


 

Objetivos:
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Conhecer a cultura popular e o folclore brasileiro;
Resgatar brincadeiras antigas;
Incentivar a criatividade;
Desenvolver a coordenação motora e a agilidade;
Trabalhar os reflexos;
Desenvolver o raciocínio lógico.
Faixa etária: a partir de 2 anos.

 

n Itaci Batista

 

Dica de leitura!
Iara e a Poluição das Águas
A história desse livro trata da poluição das águas dos rios, contada por um conhecido personagem do nosso folclore, Iara, a protetora das águas. Mas ela não está sozinha. Você já ouviu falar no Curupira? Ele é o protetor das matas e dos animais, e tem muita coisa a nos dizer.
Autor: Samuel Murgel Branco
Editora: Moderna
Preço: R$ 32,90
Onde encontrar: www.moderna.com.br

 

Com o objetivo de valorizar as tradições e ações populares passadas de geração em geração, no dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore no Brasil. E, nessa época do ano, a maioria das escolas faz um resgate de diversas histórias, brincadeiras, comidas, lendas, entre outras ações que fazem parte da cultura popular brasileira, a fim de ensinar as crianças, desde cedo, a valorizar a cultura nacional.

Por meio do Folclore, é possível conhecer a cultura antiga e o que forma a cultura atual. Seu nome tem raiz inglesa e advém do folk, que significa “povo” e de lore, que significa “sabedoria”, ou seja, sabedoria popular. Suas principais características são: seus elementos não terem um autor específico, ser passado de uma geração para outra e ser absorvido pela cultura de um povo e transmitido oralmente, sem meios de comunicação ou tecnologia para isso.

Mas o que trabalhar com os seus alunos nesse período? Segundo as professoras Maíra Xavier Salente e Ana Paula dos Santos Xavier, o professor de Educação Infantil deve basear o planejamento de atividades sobre o tema, que pode ser trabalhado em diversas épocas do ano. E como tudo que se propõe para essa faixa etária, as atividades devem ser de vivência, experimentação e regadas de muita ludicidade.

Assim como a cultura popular brasileira, as atividades para trabalhar o Folclore são vastas. E por esse motivo, esta edição do Guia Prático está recheada de propostas para todos os gostos e áreas.
Veja as sugestões pedagógicas:

Dica de esperta!
As professoras Maíra e Ana Paula aconselham, para não sobrecarregar e alterar a rotina diária, que as atividades sejam trabalhadas duas vezes por semana e adaptadas conforme a faixa etária.

 

Dica de esperta!
Caipora a favor do meio ambiente
Caso queiram, as escolas podem programar uma visita das crianças à Cia. dos Bichos. O local tem uma programação preparada para trabalhar o folclore. Entre as atividades, está a Caipora em uma clareira do bambuzal se apresentando e trabalhando na preservação do meio ambiente, já que é uma figura típica da preservação dos animais e florestas. Essa é uma ótima sugestão para se fazer também dentro das escolas. Para mais informações: www.ciadosbichos.com.br.

 

Lendas

Sensibilização
Em um momento que os alunos não estejam na sala de aula, tire coisas do lugar, provocando uma “bagunça” no ambiente. Em um local de fácil visualização, deixe um gorro vermelho ou um cachimbo. De volta à sala, já com os alunos, proponha uma roda de conversa e questione: o que é isso? Quem será que fez isso com a nossa sala? Olhem esse objeto, quem fez essa bagunça deixou isso cair, quem conhece isso? Quem usa isso? Todas as perguntas devem levar os alunos a concluir que foi o Saci-Pererê.

Cantar músicas do Saci e contar sua lenda devem fazer parte desse momento. Comente que, nos próximos dias, será trabalhado o tema folclore e tudo que faz parte. Aproveite para levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática e, para finalizar o dia, proponha como tarefa de casa uma pesquisa para que os alunos colham informações de seus pais e familiares sobre folclore, relatando as lendas preferidas, brincadeiras da infância, parlendas, trava-línguas e adivinhas conhecidas.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.