Está chegando a primavera


Prepare-se com seus alunos para a chegada da estação mais florida e colorida de todas


Objetivos:
Alertar as crianças para questões que envolvem o ser humano e suas relações com o meio
Promover atividades que marquem a chegada da primavera

Evidenciar as mudanças climáticas e na natureza
Desenvolver noções temporais

 




O tema da primavera tem espaço garantido no planejamento de muitas escolas de Educação Infantil. O motivo, segundo a educadora Fátima Balthazar, de Curitiba, PR, é que a estação das flores permite trabalhar diversos eixos pedagógicos de maneira espontânea e lúdica. "Além disso, as crianças gostam de flores, de cores, de pássaros, enfim, desse cenário característico da primavera, por isso o tema é bastante adequado a essa faixa etária", garante a também consultora educacional e palestrante. A seguir, ela e a educadora Roberta Belo, de Piracaia, SP, apresentam formas de receber e estudar a estação em sua escola, aproveitando obras de arte, livros e músicas infantis. Para enfeitar a escola, confeccione as flores de pet e o mosaico da primavera.

Quando chega a primavera
A estação tem início em 23 de setembro, que neste ano cai em uma quinta-feira. Encerra-se, porém, em 21 de dezembro.

Eixos que podem ser trabalhados:
?Identidade e autonomia
?Natureza e sociedade
?Movimento
?Linguagem oral e escrita
?Música

Flores que ficam mais belas
A primavera deixa em destaque algumas preciosidades da natureza como a rosa, o girassol, a orquídea, o jasmim, a hortênsia, o hibisco, a gazânia, o crisântemo, a violeta e a dama-da-noite.

 

A estação combina com arte
Por suas tonalidades coloridas e alegres, a primavera pode render belos trabalhos artísticos. A arte-educadora Simone Faure Bellini propõe a confecção de um mosaico e de flores usando garrafa pet. Confira a seguir.

Mosaico

Materiais:
★ cartolina branca ★ folhas de papel crepom colorido ★ cola branca ★ lápis preto

1. Faça um desenho que represente a primavera na cartolina com o lápis preto.
2. Amasse várias bolinhas coloridas de papel crepom de qualquer tamanho.
3. Com a cola branca cole as bolinhas no desenho.

 

Flores de pet

Materiais:
★ garrafa pet (de Coca- -cola) de tamanhos diferentes ★ retalhos de tecido ★ cola branca ★ cola glitter ★ pincel grosso ★ TNT colorido ★ algodão ★ tesoura ★ palito de churrasco ★ tinta acrílica verde ★ fi tas para o acabamento ★ pincel

1. Recorte a garrafa na marca do gargalo. Com a ajuda das marcas da garrafa, recorte uma linha e pule outra, e assim sucessivamente
2. Com o pincel, passe cola branca em cada parte cortada e revista as pétalas com os retalhos de tecido, conforme mostra a foto.
3. Depois que a cola secar, arredonde as pétalas com a tesoura e traceje seus contornos com cola glitter.
4. Faça o miolo da fl or com um pedaço de TNT colorido e algodão. Cole-o no centro da fl or.
5. Pinte os palitos de churrasco com a tinta verde.
6. Com a ajuda de um prego quente, fure o verso da fl or próximo à rosca e encaixe o palito de churrasco.
7. Amarre uma fi ta próxima ao palito de churrasco para dar melhor acabamento e enfeite com cola glitter

 

Suporte para as fl ores

Materiais:
★ 1 pedaço de isopor ★ papel de bala de coco rococó nas cores verde e marrom ★ cola de isopor

1. Cole os papéis verdes e marrons no isopor. Espete as fl ores.

 

Conhecendo Van Gogh
Com crianças de 5 e 6 anos, você pode trabalhar com a releitura da obra Os Girassóis, de Vincent Van Gogh. Antes de apresentar o quadro, pergunte se eles sabem o que é um girassol. Depois de todos falarem, mostre a flor aos pequenos, deixe que eles cheirem seu perfume, segurem-na etc. O próximo passo pode ser apresentar a obra. Há boas imagens na internet para serem impressas. Por fim, peça que cada criança desenhe o seu girassol, usando o material escolar que desejar.

 

A Branca de Neve na primavera
A coordenadora Roberta Belo, da escola EMEFEI Professora Sylvia Amália Guimaraes Mendes, em Piracaia, SP, associou o tema das estações ao conto infantil da Branca de Neve. Ela estava aplicando uma sequência didática para explorar a história quando teve a ideia de pedir às crianças que retratassem a floresta por onde a personagem passa conforme as características de cada estação do ano. "Eu perguntei aos alunos: 'Como seria essa floresta na primavera? E no inverno?' E os alunos fizeram seus desenhos, pois já havíamos trabalho esse conteúdo previamente", explica Roberta.

Sequência didática
Fátima Balthazar sugere ao professor entrar primeiro no estudo das quatro estações para só depois enfatizar a chegada da primavera. Confira uma sequência didática proposta pela educadora:

? Apresente as obras "Estações do Ano", de Monica Cavalcanti, e peça que as crianças as observem. Estimule-as a apreciarem as obras. Vá passando novos conceitos a cada quadro, de acordo com o nível de desenvolvimento em que se encontra a turma. Por exemplo: por que colocamos camiseta no verão e casaco de lã no inverno?
? Realize com os alunos pesquisas sobre cada estação, enriquecendo as informações.
? Relacione o tema das estações do ano com o da preservação do meio ambiente.
? Solicite que as crianças escolham uma das estações do ano e a registrem em uma folha de papel por meio de desenhos e colagens de recortes de revistas. Faça o possível para que a quatro estações sejam trabalhadas, para serem identificadas ao final. Deixe que os pequenos comentem suas próprias obras e, depois, organize uma exposição, separando as obras de acordo com as estações.
? Após trabalhar as estações, enfatize a chegada da primavera, que se inicia em setembro. Faça a leitura do conto "A Formiguinha e a Neve", de João de Barro (o conto está em livro homônimo, da Editora Moderna). Explique, entre outras questões, que a formiguinha é uma prestadora de serviços para o meio ambiente e, por isso, recebe ao final um mundo de primavera, com flores, arco-íris e vales encantados.
? Proponha a montagem de um painel com as crianças, retratando a última cena do conto: a formiguinha em um lindo dia de primavera.

Jogo das estações
Proposto também por Fátima Balthazar, este jogo é simples de confeccionar e poderá medir se a garotada aprendeu o conteúdo.

? Prepare várias imagens com cenas correspondentes às estações do ano.
? Espalhe o material sobre uma mesa com as imagens voltadas para baixo. Vá virando uma a uma e peça para as crianças identificarem as estações.

Recursos audiovisuais
Para ouvir
? "O Girassol" De Jane Duboc (CD Arca de Noé 2, vários artistas )
? "As Quatro Estações" De Sandy e Júnior (CD As Quatro Estações)

Para ler
? A Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha (Editora Formato). A história também está no audiolivro Mil Pássaros - Sete Histórias de Ruth Rocha. Nele, a autora é quem narra suas histórias, com canções de Sandra Peres e Paulo Tatit, do Grupo Palavra Cantada
? Estações do Ano - Primavera Sem autor (Editora Todolivro)
?As Flores da Primavera - De Ziraldo (Editora Melhoramentos)
? Totó e a Primavera - Sem autor (Editora Girassol)