Guia Prático

Data Comemorativa

Envie para um amigo Imprimir
Data comemorativa

Dia das Bruxas


Dicas imperdíveis para organizar uma festa em sua escola e comemorar com muita diversão (e sem sustos!)


Por Mariana de Viveiros

Objetivos:

Comemorar o Dia das Bruxas
Conhecer uma festa popular da cultura americana
Aumentar o vocabulário em inglês
Desenvolver a coordenação motora e os movimentos
Aprender a compartilhar

Foto ilustrativa, tirada no Colégio Dom Bosco, em

Com muita tradição em países anglo-saxônicos, sobretudo nos Estados Unidos, a festa de Halloween (ou Dia das Bruxas) vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Nas escolas de Educação Infantil, a comemoração abre caminho para o estudo da língua inglesa de um modo divertido e eficiente. Izaura Maria Vazques Valverde, coordenadora da disciplina de inglês do Colégio Augusto Laranja, em São Paulo, explica que, por não ser uma festa típica de nosso país, "o Halloween não precisa ser supervalorizado nas escolas, mas pode ser trabalhado nas aulas de inglês, pois aprender uma língua estrangeira inclui conhecer seus costumes e sua cultura".

Assim, no ano passado, os alunos se envolveram durante um mês com os preparativos da festa, confeccionando enfeites, ouvindo histórias e cantando músicas sobre o tema. "As crianças participam de todo o processo, então, quando chega o dia da festa, elas já estão envolvidas. É diferente de chegar e encontrar tudo pronto, ganhar doces e ir embora", diz Izaura. Como as crianças são pequenas, máscaras de monstro ou de bruxa com cara de malvada ficam de fora da decoração. "O clima tem de ser de alegria e fantasia, e não de terror", defende a coordenadora. Veja a seguir algumas ideias para promover uma festa repleta de diversão e aprendizagem em sua escola.

Preparação

No Colégio Augusto Laranja ela começa no início de outubro e os alunos são envolvidos nas atividades.

1. O professor de inglês explica às crianças que o Dia das Bruxas - Halloween - é uma festa típica americana, mas sem entrar em detalhes sobre a origem da data. Também conta que nos Estados Unidos as pessoas costumam enfeitar suas casas e que crianças batem nas portas pedindo doces.

2. Depois ensina algumas palavras relacionadas ao Halloween (veja algumas no quadro Vocabulário), mostrando cartões ilustrados às crianças.

3. O professor inventa histórias que contenham as palavrinhas ensinadas e outras que elas já aprenderam. Com crianças da Educação Infantil, é comum misturar palavras em inglês a palavras em português. Por exemplo: Era uma vez uma witch que usava um hat na cabeça. Ela tinha um black cat de estimação...

4. Além de histórias, o professor canta músicas. Para fazer o mesmo em sua escola, peça ajuda ao professor de música com a criação da melodia. Inspire-se nessa letra proposta pelo Augusto Laranja: Witches, spiders, bats and pirates. We all wish you happy Halloween, Halloween.

5. As crianças confeccionam objetos para a decoração da festa, como os propostos a seguir.

Duração da festa

O tempo necessário para a realização da festa é de cerca de 50 minutos.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.