Guia Prático

Projeto Leitor

Envie para um amigo Imprimir
Projeto do leitor

Abecê dos bichinhos


Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado


Por Erika Nakahata

Leitura e construção de listas

O Colégio Albert Sabin solicita, por meio da lista de materiais, que cada aluno tenha seu próprio exemplar do livro Bichodário. A partir disso, tem início o projeto.

Apresente o livro aos alunos e explore a capa, a autora, a editora e os ilustradores. Só depois passe para o conteúdo do livro.

A cada semana, faça a leitura de uma página, que trata de um animal. Procure aproveitar tudo o que já tiver sido desenvolvido em estudos anteriores, como conteúdos de ciências naturais sobre os animais.

Depois da leitura, converse com os alunos, estimulando-os a citar outros bichos cujo nome comece com a mesma letra trabalhada na leitura.

Em seguida, incentive-os a citar nomes de pessoas, objetos, alimentos e personagens também começados com a letra. As palavras citadas deverão ser reunidas, formando listas para consultas posteriores.

As letras e os sons

O professor deve explicar aos alunos que as letras possuem um nome, mas não necessariamente um som diferente. "Por exemplo, a letra 'p': o nome dela é 'pê', mas o som que ela produz sozinha é diferente. Nesse momento, reproduzo para as crianças o som da letra quando está desacompanhada de vogal", orienta Valéria. Sem usar o termo "sílaba", a professora procura mostrar que, ao juntar duas letras, o som torna-se diferente, como no caso de "p" mais "a", que é igual a "pa". "A ideia dessa etapa de sonorização é que eles já comecem a compreender, nas séries do pré, que, de modo geral, quando vamos escrever uma sílaba, precisamos juntar letras. E, em seguida, levantamos hipóteses sobre quais letras precisamos colocar em determinada posição para formar palavras."

Fotos: arquivo da escola
A cada semana, os alunos leem uma página do livro, ponto de partida para as atividades do projeto. O aprendizado da grafia se dá por meio de grandes letras adesivadas no chão, enquanto a formação das palavras é ensinada com o uso das letras móveis.

Letras móveis

A professora Valéria conta com uma caixa das chamadas letras móveis, ou seja, uma caixa com 26 divisões, cada qual com várias unidades de determinada letra. Assim, uma divisória abriga um montinho da letra "a", a outra abriga um montinho da letra "b", e assim por diante. Além dessa, há também as caixas temáticas, como uma caixa só com figuras de animais, uma só com figuras de alimentos e outra só com figuras de personagens folclóricos. Com esses materiais, comece a atividade.

Separe os alunos em duplas.

Peça a cada dupla que pegue uma figura da caixa temática.

A partir da figura, eles deverão identificar o nome do elemento retratado (animal, alimento etc.) e as letras necessárias para formar essa palavra.

Peça às crianças para pegar as letras e, com elas, construir a palavra correspondente à figura. "Nem sempre essas letras estarão vinculadas à letra estudada no livro. Fazemos um paralelo, para dar continuidade ao projeto, mas em outros momentos essa atividade é livre. A letra vai aparecer, com certeza, mas os animais da letra 'a', por exemplo, não aparecerão apenas durante o estudo do 'a'", explica Valéria.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima >>

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.