Guia Prático

Arte

Envie para um amigo Imprimir

Pontilhismo


Leve essa técnica para a sala de aula e produza lindos trabalhos com a turma


Objetivos:
Apresentar uma importante técnica de pintura aos alunos, deixando-os livres para se expressar por meio da produção artística
Trabalhar a coordenação motora fina e o senso estético

As Artes Visuais estão presentes no cotidiano das crianças e as ajudam a expressar as mais variadas sensações. Esse processo ocorre naturalmente, quando os pequenos riscam no papel, desenham, brincam com massinha de modelar, colam figuras, entre outras atividades do dia a dia. Mas é essencial também a orientação do professor, que deve apresentar materiais e técnicas diversas para a livre manifestação dos pequenos. Nesta aula, a ideia é estimulá-los a apreciar obras feitas a partir da técnica do pontilhismo, bem como a produzir seus próprios trabalhos. Aproveite a sugestão de atividade a seguir, proposta pela arte-educadora do Guia Prático, Simone Faure Bellini.

O movimento
Também conhecido como neoimpressionismo, o pontilhismo surgiu na França no século 19. Seus principais representantes foram Georges Seurat e Paul Signac. No Brasil, Belmiro de Almeida e Eliseu Viscont foram alguns dos artistas que se destacaram no uso da técnica. No pontilhismo, pequenos pontos de cor são pintados em justaposição, formando imagens com um efeito óptico diferente do da pintura convencional. Uma obra de destaque para apresentar aos alunos e, a partir daí, estudar o pontilhismo é Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte, de Seurat. O quadro está exposto no Instituto de Arte de Chicago, EUA, mas na internet há vários sites que trazem a obra. Um deles é: www.historiadaarte.com.br/artecriancas.html. Imprima e leve para a turma apreciar.

Está no Referencial Curricular Nacional
"As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc." (RCN, volume III)

 

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.