Guia Prático

Data Comemorativa

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Dia da Bandeira


Comemore a data com os pequenos e convide-os a confeccionar lindos trabalhos de Arte. Conheça também o projeto "Símbolos Nacionais", aplicado pela professora Penelope, em Piracaia, SP


Juliana Bernardino

Objetivos:
Apresentar a Bandeira Nacional aos alunos
Dar um enfoque contextualizado às comemorações cívicas

Estudar o Hino Nacional e o Hino à Bandeira

Introduzir noções de símbolos e patriotismo desde a Educação Infantil
 

Desde bem nova a criança já consegue identificar a Bandeira do Brasil nos lugares por onde passa. Entre seus primeiros rabiscos, aliás, figura a imagem deste símbolo nacional tão adorado pelos pequenos. No dia 19 de Novembro, portanto, há que se comemorar o Dia da Bandeira com turmas da Educação Infantil. "Além de ser uma ocasião para falar sobre o respeito que precisamos ter por nossa Nação, a data possibilita importantes estudos, como das cores e das formas geométricas", acredita Penelope Gonçalves Christ, da Escola Prof. Sylvia Amália Guimarães Mendes, de Piracaia, SP. Neste ano, ela foi além nessa comemoração cívica e desenvolveu com seus alunos o Projeto Símbolos Nacionais. Conheça-o seguir e confeccione com as crianças uma bandeira criativa, feita com garrafa pet e forminhas de doce - o trabalho é sucesso garantido!

Hino à Bandeira
"Salve, lindo pendão da esperança. Salve, símbolo augusto da paz!". Estes são os primeiros versos do Hino à Bandeira, cuja letra foi escrita por Olavo Bilac, com melodia de Francisco Braga. Ele foi apresentado à Nação pela primeira vez em 1906. A Bandeira tal como a conhecemos, no entanto, foi adotada quatro dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro de 1889. Ela foi desenhada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Vilares.

 

Projeto bem patriota
Quem disse que as comemorações cívicas precisam acontecer de forma superficial nas turmas de Educação Infantil? Segundo a professora Penelope, crianças dessa faixa etária já podem compreender a importância dos símbolos oficiais para uma Nação, como sua Bandeira e Hino, e aprender a respeitá-los. Em vista disso, criou, em setembro deste ano, o Projeto Símbolos Nacionais, que durou três semanas e culminou na criação de um completo mural. Conheça as atividades que foram desenvolvidas pela professora com sua turma de Fase 2 (5 anos).

O pontapé inicial
Na Escola Sylvia Amália Guimarães Mendes, toda sexta-feira é dia de cantar o Hino Nacional em frente à Bandeira do Brasil. E as crianças apreciam muito esse momento. Porém, a professora Penelope notou que seus alunos não cantavam corretamente, uma vez que não compreendiam muito bem algumas palavras contidas na letra. Foi assim que a educadora teve a iniciativa de entrar mais fundo no estudo do Hino, da Bandeira e de outros símbolos oficiais. "Já há algum tempo eu vinha buscando uma oportunidade para trabalhar o tema. Acredito que é de pequeno que se aprende a respeitar e a valorizar o nosso país."

Estudo do Hino Nacional
Todos os dias ao longo do projeto um verso diferente do Hino Nacional era estudado com os pequenos. "Eu redigia o verso na lousa e, junto com os alunos, analisava palavra por palavra", explica Penelope. Veja como realizar esse estudo em sua escola.
Destaque palavras diferentes e busque com os alunos o significado no dicionário. Primeiro, deixe que eles levantem hipóteses: o que significa "flâmula"? "Sempre que lia um verso, eu dava uma entonação diferente para a palavra que pesquisaríamos", comenta a professora.
Peça para os alunos contarem quantas letras a palavra tem (ou quantas vezes é preciso abrir a boca para pronunciá-la).
Questione: essa palavra começa com a letra "F"; qual nome começa com a mesma letra aqui na sala? Fábio, Fabiana etc.
Registre e organize em ordem alfabética as palavras que foram estudadas.

 

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