Guia Prático

Reportagens

Envie para um amigo Imprimir
Nutrição

4 sentidos na alimentação


Trabalhe o olfato, paladar, visão e tato com as crianças para elas aprenderem a identificar os alimentos


Por Tatiane Vanessa de Oliveira

Jogo da memória

Materiais:
Cartolina
Desenhos de frutas, verduras ou legumes em papel sulfite
Lápis de cor
Tesoura e cola

Atividade:
1. Em folhas de sulfite faça desenhos de frutas, verduras e legumes, tendo pelo menos seis pares. Você pode usar o modelo como sugestão e tirar cópias.
2.
Peça para as crianças pintarem os desenhos.
3.
Recorte depois de pintados e cole em cartolina.
4.
O jogo da memória está pronto. Agora é só colocar as crianças para brincar e você pode observar o comportamento delas.
5. Peça para as crianças, sempre que virarem as cartas do jogo, falar qual é a fruta e se elas gostam ou não; anote para discutir com elas no final da atividade.


Cara colorida

Materiais:
Cartolina colorida
Desenho de um rosto de menina ou menino
Tesoura e cola
Revistas com fotos de alimentos

Atividade:
1. Cole o rosto de uma menina ou de um menino no centro de uma cartolina.
2. As crianças devem procurar nas revistas alimentos (frutas, verduras e legumes) e recortar.
3.
Cole esses alimentos próximos à boca, para simular que o personagem está comendo.
4. Deixe a criança escolher o que ela quer colar e observe a criatividade e a escolha dela.
5.
Durante a atividade, faça perguntas aleatórias sobre o alimento que ela escolheu e faça anotações para depois trabalhar com as crianças.

Depois da atividade:
As anotações realizadas durante as atividades pelo educador sobre preferências e escolhas podem ser trabalhadas em sala de aula, com explicações sobre a importância de uma alimentação saudável e do consumo de frutas, verduras e legumes, bem como quais são as funções destes alimentos.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2

News do Professor

Receba sempre em primeira mão nossas novidades e conteúdo exclusivo.